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 Construção Guitarras e Baixos Handmades! Parte 2

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Memory Man
 
 
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MensagemAssunto: Construção Guitarras e Baixos Handmades! Parte 2   Construção Guitarras e Baixos Handmades! Parte 2 Icon_minitimeTer Nov 11, 2008 9:01 pm

Construção Handmade 2
Guitarras e Baixos


Construção Guitarras e Baixos Handmades! Parte 2 Fig07

Ok, agora com o shape traçado, verifique se todas as medidas e distâncias estão corretas, coloque os componentes em cima do desenho, incluindo os da parte elétrica para certificar que os mesmos caberão dentro da cavidade desenhada sem encostarem uns nos outros e sem ficarem forçados nas paredes da cavidade, etc. Certifique-se também que deixou espaço suficiente dentro dos “túneis” para acomodar devidamente a fiação dos captadores. Uma observação: no desenho, tracei um túnel entre a cavidade da parte elétrica e o parafuso da ponte. Este “túnel” na verdade deverá ser um simples furo, a ser feito com a furadeira com diâmetro para passar somente um fio de aterramento. Não faça uma cavidade grande para este “túnel” para não prejudicar a fixação da ponte. Sugestão Interessante: Antes de começar a construir o instrumento na madeira, deixo como sugestão prototipar a construção do corpo em placas de isopor, que custam muito barato, para validar as medidas, distâncias, ergonomia (isso é muito importante), locais de corte, etc. Fazendo isso, você estará se preparando com uma simulação quase real de como deve fazer quando for para a madeira.
Cortando o corpo

Agora, vamos dar uma de mágico e vamos serrar o corpo....da guitarra/baixo J. Para isto, pegue as duas chapas de compensado e coloque uma sobre a outra. Agora pegue uns 4 a 6 pregos e simplesmente pregue uma na outra, deixando a mais espessa voltada para o lado da frente do instrumento (sem enterrar totalmente os pregos, pois logo iremos separá-las novamente). Disponha os pregos de forma a ficarem dentro do desenho do shape do instrumento e então com um marcador (pilot) desenhe o shape na madeira. Pegue a serra tico-tico e corte a madeira no formato do shape. Lembre-se que é sempre preferível deixar sobras na madeira para tirar manualmente depois do que cortar demais e não poder repor, ou seja: Não corte exatamente em cima da linha, mas sim um pouco para fora, também sem exagerar (se não haja braço para tirar as sobras). Muito bem, concluído o corte, vamos para a academia modelar o corpo (você irá suar um pouco agora!). Com a grosa, comece a retirar os excessos de madeira das laterais do shape afim de modelá-lo até chegar nas linhas traçadas. Esta é uma tarefa trabalhosa e requer paciência. Não se preocupe neste instante em arredondar bordas, foque em dar formato ao instrumento. Concluída a “grosagem”, pegue a lixadeira elétrica (ou pegue a lixa na mão se você não tiver a lixadeira) e com muito cuidado, pois a lixadeira elétrica age muito rápido, acerte as laterais do shape atingindo o formato final e deixando a madeira razoavelmente lisa (não se preocupe com a perfeição pois ainda vamos lixar mais um pouco no final). Agora, com o auxílio do martelo, retire os pregos com cuidado para não danificar a madeira e vamos separar as chapas de compensado para podermos continuar o trabalho, pois a partir de agora, cada chapa será trabalhada de forma diferente.


Preparando a chapa frontal

Na chapa frontal, realizaremos os cortes e furos para instalação dos captadores, da ponte e do botão de volume, assim como também o encaixe do braço no corpo do instrumento. As marcações do posicionamento de cada peça precisam ser feitos com muito cuidado para garantir o alinhamento entre braço, captadores e ponte. O primeiro passo é desenhar cuidadosamente o local exato onde o braço será encaixado, incluindo seu alinhamento com o corpo, seguido pelo desenho dos furos da ponte, então as aberturas dos captadores e finalmente os locais dos furos para as chaves seletoras, plug e botões de volume e tone. Cuidado ao marcar a abertura dos captadores de forma a não cortar os locais de fixação dos parafusos da moldura e depois não ter onde fixá-los. A ilustração abaixo mostra o resultado da parte da frente da chapa frontal:

Construção Guitarras e Baixos Handmades! Parte 2 Fig08

Com tudo devidamente marcado na madeira, faça o corte da abertura de encaixe do braço e em seguida os buracos dos captadores. Quanto aos demais furos, não os faça neste momento, apenas deixe-os marcados. Use a mesma técnica de não cortar em cima da linha usada no corte do corpo para tirar os excessos na mão com a grosa. Na parte traseira da chapa, marque o local da cavidade elétrica. Aqui você deve tomar MUITO CUIDADO !!! O trabalho da cavidade elétrica nesta chapa é muito delicado, uma vez que nossa guitarra/baixo não terá placas de acrílico na frente, portanto devemos “cavar” cuidadosamente, com o formão e martelo, retirando lâmina por lâmina do compensado até deixarmos somente 2 lâminas para atingir a “superfície” da madeira. Sugestão: faça os furos da parte elétrica antes de começar a cavar, pois os mesmos ajudarão a “medir” a hora de parar de cavar. Veja como deve ser o resultado na ilustração abaixo.

Construção Guitarras e Baixos Handmades! Parte 2 Fig09

Vou dar a dica de como “cavei” minha guitarra e meu baixo: pegue o formão e posicione-o sobre a linha do desenho. Bata com o martelo até fincá-lo de forma a atravessar a primeira lâmina do compensado. Repita esta operação em toda a volta da linha da cavidade e então começe a inclinar o formão de modo a “arrancar” a lâmina fora. Vá fazendo isto até chegar na profundidade final (faltando 2 lâminas para chegar a “superfície”). Essa parte, sem dúvida dá trabalho! Depois, use a furadeira de leve nas laterais para “acertar” o corte e finalmente passe grosa para dar o acabamento. Vale dizer que a aparência do resultado não fica bonita, mas não se preocupe, pois no final iremos revestir com papel alumínio! Não esqueça de também “cavar” os túneis por onde os cabos dos captadores passarão para chegar na cavidade elétrica, da forma ilustrada acima.
Preparando a chapa traseira

A preparação da chapa traseira é bastante similar a da parte frontal, diferenciando pelos “buracos” que serão feitos. Para fazer as marcações na chapa de madeira, coloque as duas chapas uma sobre a outra, tal como ficará o instrumento depois de pronto e posicione o braço já na abertura. Agora, com muito cuidado, trace os locais do corte do suporte do braço na chapa traseira, tomando cuidado para garantir uma boa fixação do mesmo. Depois de desenhar o suporte do braço, trace o local da cavidade elétrica e corte-a abrindo um buraco na madeira. Em relação aos captadores, voce agora vai precisar verificar se a profundidade do “buraco” na chapa frontal é suficiente para acomodar os captadores e seus fios em uma altura que não batam nas cordas. Para isso, monte-os sobre as molduras e encaixe-os em suas aberturas, inclusive passando o fio pelos túneis. Caso você verifique que o buraco está “raso” demais, trace na chapa traseira os locais da abertura dos captadores e “cave” um pouco esta chapa até atingir a profundidade necessária. Abaixo, a ilustração de como deve ficar o resultado da chapa traseira (vista pela frente):

Construção Guitarras e Baixos Handmades! Parte 2 Fig10

Juntando o corpo

Agora, com todas as cavidades cortadas, junte as duas chapas do corpo e faça uma verificação se todas as peças se encaixam corretamente, incluindo o material da parte elétrica. Tudo validado ? Então vamos finalmente juntar o corpo. Neste momento, poderá acontecer de algumas partes das laterais não estejam 100% encaixando uma com a outra, mas não se preocupe, pois no pré-acabamento acertaremos isso. Limpe bem as superfícies das chapas de madeira e espalhe cola de madeira por todo o local onde a chapa traseira se encontrará com a chapa frontal. Passe a cola em ambas as chapas (siga as instruções na embalagem da cola de como proceder na colagem, normalmente indicam para passar a cola, deixar alguns instantes ao ar livre para então juntar as partes). Junte, finalmente as chapas, cuidadosamente acertando o alinhamento entre elas. Logo em seguida, pegue o martelo e os pregos e pregue uma chapa na outra, posicionando os pregos em locais estratégicos que garantam uma boa fixação das chapas (use algo em torno de 8 pregos no total). Bata-os bem de forma a não deixar ponta de fora (Observação: procure usar pregos feitos de material que não oxide para não correr riscos de estragar a pintura no futuro). Ah, e tome muito cuidado na hora de bater os pregos para não desalinhar as chapas!!! Concluído, deixe a cola secar bem antes de prosseguir.
Fazendo o pré-acabamento

Estamos quase terminando a construção do corpo da guitarra/baixo, então vamos dar o acabamento na madeira afim finalizar o processo. Primeiro, usemos a grosa para retirar todos os excessos de madeira das laterais do instrumento, nivelando as duas chapas de compensado, agora coladas. Em seguida, vamos arredondar as bordas do shape, passando a grosa no sentido da superfície para as laterais. Arredonde conforme seu gosto combinando com o formato do shape (alguns pedem um formato mais arredondado que outros). Ainda com a grosa, acerte cuidadosamente possíveis sobras de madeira no encaixe do braço, nas cavidades dos captadores e da parte elétrica. Antes de passar as lixas, vamos tampar os buracos e imperfeições das chapas de compensado (partes ocas) que você provavelmente irá encontrar principalmente nas laterais. Aproveite para consertar possíveis lascas que você tenha tirado indevidamente das superfícies do corpo durante a construção. Para isto, usaremos a durepox! Pegue uma vasilha com água para auxiliá-lo, misture a massa branca com a cinza, tal como nas instruções do produto, e vá preenchendo com massa todas as falhas encontradas na madeira. Procure não deixar excessos de massa para fora. Para facilitar, após encher as falhas com massa, umideça os dedos com a água da vasilha e passe-os dando acabamento na superfície da massa, deixando-a como se fosse parte da madeira. Deixe secar conforme as instruções do produto. Agora, com a lixadeira elétrica, usando uma lixa 100 ou 120, lixe sem fazer muita pressão (para não deformar a madeira) todo o instrumento, deixando-o o bem liso. Para finalizar, pegua uma lixa d’agua (bem fina) na mão e lixe novamente todo o instrumento para que ele realmente fique bem liso, como se você fosse usá-lo sem pintura. Aproveite agora para fazer os furos de fixação da ponte e faça também um pequeno furo, capaz de caber um pedaço de fio, entre a cavidade elétrica e o furo do parafuso da ponte mais próximo. Este furo deve ficar totalmente dentro do corpo sem vazar para nenhuma das superfícies.
Furando o braço

Bom, agora que temos o corpo da guitarra/baixo pronto, vamos fazer a furação do braço. Primeiro, coloque a chapa metálica que prende o braço na parte traseira do instrumento, alinhando-a corretamente e marque a posição dos parafusos. Com a furadeira, faça os furos na madeira e de acabamento nos mesmos com a grosa. Com bastante cuidado, posicione o braço firmemente no encaixe, exatamente no local e no alinhamento que deve ficar e, sem move-lo 1 milímetro sequer, marque a posição dos parafusos. Com a furadeira novamente, faça os furos dos parafusos no braço com cuidado para não abrir demais os buracos e deixar os parafusos soltos. A fixação dos parafusos do braço é bastante importante. Agora, vamos furar a mão do braço para a instalação das tarraxas. Com o auxílio de uma cartolina ou isopor (o isopor é melhor por permitr o teste de encaixe das tarraxas), reproduza o formato da mão do braço e marque as posições dos furos, distribuindo as tarraxas uniformemente tomando cuidado com a distância entre uma e outra e certificando-se que a parte móvel irá girar livremente. Transfira as marcações para a madeira e faça os furos cuidadosamente. Dê acabamento nos furos com a grosa e finalmente instale as tarraxas.
A primeira montagem do instrumento
Você deve estar ansioso neste momento para ver o resultado desta loucura funcionando, então vamos lá, fazer a primeira montagem. Quero deixar claro, para os não ansiosos, que esta montagem não é para satisfazer a curiosidade de ver o instrumento funcionando, mas sim para permitir a validação da construção antes de realizar a pintura, permitindo possíveis correções que sejam necessárias. Vale também colocar que não faremos as conexões da parte elétrica neste momento, pois esta montagem é só para validar a construção. Instale as peças na seguinte ordem:

* Braço - utilizando a chave de fenda bem comprida (nem tente com chaves pequenas, é capaz de quebrá-las ou espanar o parafuso)
* Ponte – na instalação da ponte, meça com todo o cuidado a distância do suporte das cordas em relação ao 12o traste do braço, para fixar-la corretamente
* Captadores (passando a fiação por dentro dos túneis)
* Potenciometros de volume e tone, chaves seletoras e plug
* Presilhas da correia (teste bastante segurando com as mãos afim de encontrar o melhor ponto de fixação – acredite, 1cm faz uma grande diferença)
* Cordas

Antes de por as cordas, use uma trena ou metro para fazer uma regulagem fina da distância dos suportes das cordas em relação ao 12o traste, caso sua ponte permita este tipo de regulagem. Ao colocar as cordas, você poderá sentir necessidade de fazer alguns ajustes finos como a altura da ponte para que as cordas não fiquem muito altas em relação ao braço ou baixas demais, arrastando no mesmo (trasteando). Regule também a altura dos captadores de forma a ficarem bem próximos às cordas mas sem que as mesmas toquem neles.
Validando a construção

Tambores rugindo....luzes no picadeiro....vamos testar! Agora simplesmente afine! Teste a afinação por equivalência de notas em cordas distintas em diversas posições do braço para certificar que a afinação está válida para todas as posições. Caso você perceba que a partir de determinado traste, o instrumento está perdendo a afinação, verifique novamente as regulagem conforme a regra da distância – este problema sempre se resume a isso. Pronto, toque um pouco para satisfazer a vontate e sentir como ficou o instrumento. Aproveite para verificar se não há nenhuma falha a ser corrigida. Nota: Afinar o baixo com o instrumento desligado é uma tarefa bastante chata devido ao som emitido pelas cordas ser quase inaudível. Para facilitar, encoste o colovelo na madeira do corpo e coloque a ponta de um dos dedos no ouvido fechando-o. Você escutará perfeitamente o som das cordas através da audição por vibração.
A pintura

Vamos desmontar todo o instrumento novamente, guardar as peças e submeter o corpo à pintura. Conforme sugeri inicialmente, continuo recomendando contratar uma oficina de lanternagem (funilaria) para realizar a pintura, portanto não darei orientações de como proceder para pintar pois minha experiência (de 8 tentativas) foi um total fracasso!

CREDITOS ao Marcio Calasans e o portal HANDMADES por disponibilizar tal material.
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https://oficinamusical.forumeiros.com
 
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