.::Império do Rock | - Oficina Musical
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


 
InícioPortalÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 Construção Guitarras e Baixos Handmades! Parte 1

Ir para baixo 
AutorMensagem
Memory Man
 
 
Memory Man


Masculino Número de Mensagens : 24
Idade : 31
Localização : São Paulo - SP
Emprego : Musico
Data de inscrição : 23/06/2008

Construção Guitarras e Baixos Handmades! Parte 1 Empty
MensagemAssunto: Construção Guitarras e Baixos Handmades! Parte 1   Construção Guitarras e Baixos Handmades! Parte 1 Icon_minitimeTer Nov 11, 2008 8:57 pm

Construção Handmade
Guitarras e Baixos


Guitarra e Baixo Hand-Made

Por Marcio Calasans - 01 de Julho de 2005

Este artigo descreve minha experiência na construção de um baixo e de uma guitarra hand-made. Realizei estes projetos, com muito sucesso, já há bastante tempo (o baixo em 1987 e a guitarra em 1988 para ser mais preciso). Vale informar, que não sou luthier (nem tenho a menor pretensão em ser) e não tenho conhecimentos em trabalhos de marcenaria, apenas boa vontade, criatividade e pesquisando para descobrir como se faz.


Histórico

Vou começar contando um pouquinho de história (sim, com H pois não é lenda), falando sobre os motivos que me levaram a construir meu baixo (e depois minha segunda guitarra) ao invés de usar o método mais simples de ir a uma loja e comprar um(a) pronto(a). Na época, como todo bom adolecente (duro), tinha convencido meu pai a me dar uma “fabulosa” guitarra Giannini Sonic (quem é desta época sabe o que quero dizer com “fabulosa”...e digo que foi difícil convencer o velho) depois de estar estudando violão clássico por já por 1 ano (cheguei a estudar por 8 anos, para os iniciantes digo que o início foi duro, mas valeu a pena!). Entretanto, pouco menos de 1 ano depois, me juntei com uns amigos de colégio para montarmos uma banda e tocarmos em um sarau (que aconteceria no final de semana seguinte) e adivinhem o que resolvi tocar....baixo! Sim, isso mesmo, os únicos problemas eram que eu não tinha o instrumento como também nunca havia encostado num baixo na vida, mas naquela idade, isso era o de menos, afinal conseguimos um baixo emprestado com um colega, sendo que só poderia pegá-lo 2 horas antes da apresentação – puro detalhe! Encurtando a lenda, ensaiei com a guitarra Sonic mesmo (estourando meus dedos para praticar) e fiquei 2 horas antes da apresentação treinando no baixo de verdade – no final, tudo deu certo (ufa!). Meu problema começou aí, quando resolvemos continuar com a banda e meu pai se recusou terminantemente a continuar “financiando” minhas loucuras musicais – “se continuar assim, daqui a pouco terei que comprar uma tuba”, dizia ele. Como eu não tinha dinheiro suficiente para comprar um baixo na loja, resolvi junto com um dos guitarristas da banda, construir um baixo na mão, comprando as peças aos poucos (teve um natal que pedi presente em cash para a família toda para a Fundação Pró-baixo). Só para animar mais um pouquinho, o corpo do baixo foi construído com os restos mortais do tampo de uma escrivaninha, cuja madeira era de qualidade, da antiga casa de meus avós que coincidentemente estavam de mudança e iria ser sucateada. Resumindo, meus motivos eram simples: Pouca verba e muito gosto pelo desafio! Agora chega de enrolar e vamos ao projeto!


Se preparando para começar
A construção destes instrumentos, não é complicada, entretanto algumas regras são fundamentais para obter sucesso no projeto:

* Muita calma e paciência
* Escolha de bons componentes
* Aquisição de um braço de qualidade
* Muita atenção nas medidas de pontos chaves do instrumento
* Bom aterramento da parte elétrica

Você deve ter notado que falo na aquisição de um braço de qualidade. Sim, o braço é praticamente a única parte que não iremos construir. Porque ? Simples, construir um braço de guitarra ou baixo é uma tarefa complicadíssima que requerem habilidades de luthier, uma vez que a menor falha significa estragar o instrumento. Outra grande recomendação que faço é que se você não for um expert em pintura (mesmo que você seja apenas bom), contrate uma oficina de lanternagem de automóveis (funilaria, para os paulistanos) para pintar o instrumento. O acabamento fica outro departamento. Pessoalmente, tentei pintar meu baixo umas 8 vezes e ficava MUITO ruim, até que meu tio teve a idéia (e me deu de presente) uma pintura na oficina de um conhecido dele – ficou excelente! Para a guitarra, não pensei duas vezes.


O que você irá precisar

Ferramental:

* Serra tico-tico elétrica
* Furadeira + brocas para madeira de vários tamanhos (veja os tamanhos dos parafusos que você irá usar)
* Lixadeira elétrica (esta pode ser dispensada, mas dará um pouco mais de trabalho)
* Grosa
* Formão
* Martelo
* Chaves de fenda e phillips (providencie também uma chave de fenda grande e comprida para fixar o braço)
* Lixas 100/120 e d’água
* Jogo de alicates (nornal, de bico e de corte)
* Ferro de solda
* Solda
* Cola para madeira
* Durepox
* Pregos com 3,5 cm de profundidade
* Parafusos diversos

Para a construção da guitarra/baixo:

* Braço do instrumento (esta é a primeira peça que você deve providenciar!)
* 01 chapa de madeira compensada de 1 cm de espessura
* 01 chapa de madeira compensada de 2,5 cm de espessura
* 01 placa de acrílico ou fórmica com 2mm de espessura para fechar a parte elétrica, preferencialmente da cor escolhida para o instrumento

Dicas: o Para a madeira: cerejeira e cedro são boas opções por serem macias, resistentes e fáceis de trabalharo Verifique na loja de madeiras se as chapas de compensado são de boa qualidade, não estão empenadas e não tem “espaços” vazios no meio.o As medidas das chapas de compensado deverão ser idênticas e capazes de “caber” o desenho do corpo do instrumento com sobras de uns 5 cm na largura e no comprimento.o Não pense em usar madeira maciça pois não dá para trabalhar de forma artesanal. Use compensado! Peças “musicais”:

* 01 captador duplo (double-coil) para ponte (bridge) + moldura de fixação (para a guitarra)
* 01 captador duplo (double-coil) para pescoço (neck) + moldura de fixação (para a guitarra)
* 01 captador para baixo
* 01 ponte com altura e distância reguláveis (evite usar pontes com alavancas complexas, pode dificultar muito o trabalho)
* 01 jogo de tarraxas (certifique-se queo sentido de giro das tarraxas se adaptam ao braço adquirido, isto é, 6 em linha ou 3 em cada lado, ou equivalente para o baixo)
* 02 acabamentos para os botões de volume e tone
* 02 presilhas para correia (strap)
* Cordas (obviamente)

Nota: No meu projeto, utilizei captadores (pickups) e ponte Schaller (http://www.schaller-guitarparts.de). Na guitarra, o captador bridge (que fica próximo à ponte) é o modelo Golden 50 e o captador neck (que fica junto ao braço) é o modelo Golden 50 super, ambos de núcleo duplo para darem um som mais encorpado ao instrumento. A vantagem de utilizar captadores duplos está no fato dos mesmo poderem ser chaveados para atuarem cada um como 2 captadores simples, produzindo um som mais “leve”. No baixo, o captador usado é o Schaller PB6 de 2 módulos. Nota 2: Procure comprar pontes e tarraxas de qualidade, elas duram a vida toda se bem conservadas. Ferragens vagabundas se desgastam rápido e logo precisam ser substituídas, fazendo você gastar 2 vezes. Para a parte elétrica:

* Fios (veja as fotos mais adiante para comprar corretamente)
* 02 Potenciômetros de 500k-ohm
* 01 capacitor cerâmico de 0.020-0.050mf
* 02 chaves seletora tipo on-on de 6 pinos (uma para cada captador)
* 01 conector de plug banana fêmea
* Papel alumínio

Nota: Neste projeto, utilizaremos um esquema elétrico bastante simples, com apenas 1 botão global de volume + 1 botão global de tone. No caso da guitarra, teremos também 2 chaves seletoras para os captadores chaveando-os entre single-coil e double-coil. Você pode buscar na Internet outros projetos elétricos mais sofisticados para os captadores que você escolher.


Projetando o instrumento

De posse do braço do instrumento, peça chave para o sucesso do projeto, iremos desenhar o shape do instrumento. O macete fundamental para que sua guitarra ou baixo afinem depois de prontos está na medida do posicionamento do braço com a ponte. Vou encher um pouco a paciência sobre isto: Se você errar nestas distâncias, sua guitarra ou baixo NÃO AFINARÃO corretamente depois de prontos, portanto respeite as leis da física!!! Segue a regra: REGRA DA DISTÂNCIA:A distância “d1” entre a base das cordas (traste 0) junto ao pescoço do braço até o 12o traste (posição onde a nota musical corresponde a 1 oitava acima da nota natural de cada corda) tem que ser EXATAMENTE a mesma distância ”d2” entre o 12o traste e a base de apoio das cordas na ponte (ver figura abaixo).
Construção Guitarras e Baixos Handmades! Parte 1 Fig01

Agora ficou claro porque adquirir o braço é a primeira coisa a ser feita (cada braço tem um tamanho diferente do outro), como também porque a ponte deve permitir regulagem de distância das cordas. Bom, o shape a ser escolhido varia com o gosto do freguês, apenas deixo a dica para tomar cuidado para evitar deixar tanto excesso como escassez de madeira na parte contrária ao braço, afim de balancear o peso do instrumento e evitar dores nas costas com o tempo de uso. Vale a pena buscar um desenho de shape já pronto na Internet. No meu caso, escolhi para o baixo uma adaptação do shape de uma Lado Earth 2000-2 (http://www.lado-guitars.com) e para a guitarra, me baseei no shape da Gibson X-Plorer (http://www.gibson.com).
Baixo

Baixo

Lado Earth 2000-2
Construção Guitarras e Baixos Handmades! Parte 1 Fig02
Baixo Clone
Construção Guitarras e Baixos Handmades! Parte 1 Fig03
Guitarra

Gibson X-Plorer
Construção Guitarras e Baixos Handmades! Parte 1 Fig04
Guitarra Clone
Construção Guitarras e Baixos Handmades! Parte 1 Fig05

Para começar o desenho, pegue uma folha de papel pardo grande ou cartolina e desenhe a ponta do braço que ficará presa ao corpo do instrumento, em tamanho natural (coloque-o em cima do papel para não ter erro e trace uma linha em volta). Tire a medida da “regra da distância” e risque a posição onde o suporte das cordas da ponte deverá ficar. A partir daí, use sua criatividade para fazer o shape, só não se esqueça de deixar espaço suficiente para a cavidade da parte elétrica do instrumento. Ah, outra dica útil: na ponta do shape que ficará embaixo do braço, tome cuidado com a distância para não bloquear o acesso de sua mão, quando estiver tocando, nas casas do braço mais próximas ao corpo do instrumento. Veja a ilustração do passo 1.

Construção Guitarras e Baixos Handmades! Parte 1 Fig06

Agora, traçe sobre o desenho, as localizações dos furos que fixarão a ponte ao corpo, as cavidades dos captadores e os “túneis internos” para passagem dos fios e a cavidade da parte elétrica, conforme ilustração do passo 2 abaixo:
Ir para o topo Ir para baixo
https://oficinamusical.forumeiros.com
 
Construção Guitarras e Baixos Handmades! Parte 1
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Modelos de Baixos Famosos

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
.::Império do Rock | - Oficina Musical :: Luthier-
Ir para: