.::Império do Rock | - Oficina Musical
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


 
InícioPortalÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 Curso Basico de Sax

Ir para baixo 
AutorMensagem
Luccas
 
 
Luccas


Masculino Número de Mensagens : 109
Idade : 30
Localização : Sao Paulo
Data de inscrição : 31/10/2008

Curso Basico de Sax Empty
MensagemAssunto: Curso Basico de Sax   Curso Basico de Sax Icon_minitimeSeg Nov 03, 2008 10:07 pm

Tipos de Saxofone

Existem vários tipos de saxofones. Quando foi criado por Adolph Sax eram 14 variações. O esboço básico deste instrumento nunca mudou, embora muitos aperfeiçoamentos tenham sido feitos. Algumas mudanças têm dado ao saxofone mais flexibilidade e potência, e o aperfeiçoamento no mecanismo das chaves, introduziu a chave automática de oitava, a articulação do G#, e outras vantagens técnicas. O registro normal do saxofone tem se expandido ligeiramente, inicialmente do B abaixo do pentagrama (bordão) ao F acima do pentagrama. No sax moderno expandiu-se para Bb grave (A grave no barítono) e, com a adição de chaves, alcançou o F# agudo (até G agudo no soprano).

A família dos saxofones atualmente em uso consiste de:

- Soprano em Bb
- Alto (ou contralto) em Eb
- Tenor em Bb
- Barítono em Eb

Outros "primos" da família, não considerados comuns mas em outros tempos bastante populares:

- Sopranino em F e Eb
- Soprano em C
- Mezzo-Soprano em F
- "Melody" em C
- Baixo em Bb
- Contra-Baixo em Eb
Todos os membros da família dos saxofones tem o mesmo sistema de digitação e mesma escrita; de um tipo de sax para outro a mudança de embocadura exige mínimos ajustes pois o conceito de produção de som permanece o mesmo - e a principal diferença estrutural é mesmo o tamanho e consequentemente, sua tessitura.

Os saxofones são instrumentos transpositores, ou seja, a nota escrita é diferente da nota que soa (som real). Assim, para podermos ouvir o Dó central do piano é preciso escrever notas diferentes nos diversos tipos de sax, conforme figura 1 abaixo:

Curso Basico de Sax Curso_10

E a seguir a tessitura de cada um em sons reais:

Curso Basico de Sax Aprend10
Ir para o topo Ir para baixo
https://oficinamusical.forumeiros.com/forum.htm
Luccas
 
 
Luccas


Masculino Número de Mensagens : 109
Idade : 30
Localização : Sao Paulo
Data de inscrição : 31/10/2008

Curso Basico de Sax Empty
MensagemAssunto: Curso Basico de Sax   Curso Basico de Sax Icon_minitimeSeg Nov 03, 2008 10:12 pm

Imagens do intrumento:

Curso Basico de Sax Sax10

As Diferentes Embocaduras do Sax

Vamos falar nesta Dica Técnica de um dos assuntos mais polêmicos para os saxofonistas: a tal da "embocadura certa". Cada músico possui boca, arcada dentária, cavidade bucal e lábios diferentes, além da variedade de boquilhas e palhetas. Tudo isso influencia nas embocaduras. Tentamos encaixar a boquilha em nossa boca e, dependendo de nossos lábios, arcada dentária e cavidade bucal, vamos ter respostas diferentes, de acordo com a posição da boquilha na boca

Há várias maneiras de se colocar a boquilha na boca. Essa maneira específica é por nós chamada de embocadura. Existem vários tipos de embocaduras, como também há diferentes boquilhas e palhetas. Temos que formar um conjunto equilibrado e único para nosso próprio uso. O mesmo conjunto (embocadura, boquilha e palheta) não funciona bem com outro saxofonista e vice-versa, justamente pela diversificação de lábios, arcadas dentárias e cavidade bucal.

A confusão sobre qual a melhor palheta, boquilha ou embocadura a ser usada pelo saxofonista é também comum em outros instrumentos de sopro, como o clarinete, flauta transversal, trompete, trombone, oboé, etc. Isso porque somos diferentes e temos respostas diferentes ao que somos expostos.
Podemos classificar a embocadura do sax em dois grupos básicos: alguns saxofonistas adotam o apoio dos dentes superiores na boquilha e outros não, sendo que cada um dos estilos tem suas próprias variantes.
Não estou afirmando que devemos ter maneiras diferentes de fazer a embocadura, mas sim falando que, em minha experiência como professor aqui e fora do Brasil, pude observar as diversas embocaduras adotadas pelos saxofonistas, profissionais ou amadores, e cada tipo tem suas qualidades.

Posição da boquilha na boca

Repare que vários saxofonistas conhecidos têm a boquilha mais para a esquerda ou direita e não necessariamente no centro, onde sentem mais firmeza no apoio dos dentes. Muitas vezes, essa sensação é ocasionada pela diferença de altura entre os dentes frontais superiores.
Uma seção de limagem no dentista, para tirar a diferença de altura, pode ser a solução para apoiar a boquilha em ambos. Contudo, é sabido que usá-la mais para um lado ou para o outro não traz conseqüências para o saxofonista. O que não pode acontecer é o saxofonista ficar trocando de lado a toda hora. Devemos encontrar o melhor apoio, aquele com o qual você se sinta confortável. Assim, seu organismo cuidará de desenvolver os músculos mais usados na embocadura, como mostra a Figura 3.

Curso Basico de Sax Saxofo10

Apoiando os dentes superiores na boquilha


Quando somente usamos os lábios para segurar a boquilha em nossa boca, sem o uso dos dentes superiores, a afinação fica seriamente comprometida em passagens rápidas ou de intervalos distantes, e o músico não tem domínio dos graves e tampouco dos agudos, pois não trabalha os harmônicos, que necessitam da precisão de abertura feita com o apoio dos dentes (tanto para os graves como para os agudos). Desse modo, a sonoridade é pequena e a resistência superbaixa. Se, ainda assim, o músico tira um som bonito, não se engane! O efeito dura pouco, pois o lábio não tem resistência para manter o som ou segurar a
afinação.

O atrito com os dentes

Repare naquelas boquilhas de massa ou metal em que, no lugar de contato da boquilha com o dente, existe outro material (geralmente uma resina protética). Isso evita que o atrito do dente com a boquilha origine um furo no local de apoio. As boquilhas de massa que seguem essa corrente de embocadura têm uma resina diferente,

de vez em quando com cor diferente também, que garante a vida útil do acessório. O processo é o mesmo para as boquilhas de metal, caso contrário o atrito entre o metal e o dente destruiria o dente. Nesse caso, é melhor substituir a resina da boquilha do que perder o dente; o desgaste do dente em contato com o metal pode chegar até a raiz e danificá-lo.


Não tenha medo de mudar ou experimentar. Você só vai crescer se tentar novos caminhos. Sei que, no começo, saxofonistas que usam somente o lábio têm receio de colocar os dentes superiores na boquilha. Geralmente, sentem cócegas ou arrepios. Pode-se colocar um pedaço de papel contact ou couro colado sobre a parte de apoio dos dentes, ou comprar em casas especializadas adesivos para este fim.
Assim, criamos um tipo de amortecedor da vibração da boquilha. Depois, com o tempo, você se acostuma e poderá até tirá-lo.
Sinto que ao colocar um contact ou couro na boquilha, alteramos o som dela para "mais aveludado". Outra dica interessante é colocar um pedacinho de pelica nos dentes inferiores, caso seus dentes sejam do tipo serrilha. Sem o atrito do lábio inferior com os dentes inferiores, você vai tocar por várias horas. Isso é comum entre os saxofonistas mais experientes que no carnaval trabalham durante vários dias e horas e em condições que os obrigam a tocar muito forte. Quem já fez carnaval sabe do que estou falando.
Ir para o topo Ir para baixo
https://oficinamusical.forumeiros.com/forum.htm
Luccas
 
 
Luccas


Masculino Número de Mensagens : 109
Idade : 30
Localização : Sao Paulo
Data de inscrição : 31/10/2008

Curso Basico de Sax Empty
MensagemAssunto: Curso Basico de Sax   Curso Basico de Sax Icon_minitimeSeg Nov 03, 2008 10:26 pm

Exercício da Abelha

Pegue somente a boquilha, não a conecte ao sax nem ao todel. Tome ar e toque até acabar todo fôlego, repita durante cinco minutos e torça para que nenhum vizinho reclame.

Finalizando o curso

Bom é isso ae, espero que tenham gostado ate a proxima!
Ir para o topo Ir para baixo
https://oficinamusical.forumeiros.com/forum.htm
Conteúdo patrocinado





Curso Basico de Sax Empty
MensagemAssunto: Re: Curso Basico de Sax   Curso Basico de Sax Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Curso Basico de Sax
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Curso Basico de Teclado
» Curso Basico de Bateria
» Curso Basico de Guitarra
» Curso Basico de Canto

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
.::Império do Rock | - Oficina Musical :: Sax-
Ir para: